São Paulo, maio de 2019 – Fundado em 2015, o Projeto Social Próxima Etapa atua voluntariamente na área educacional em escolas públicas paulistanas. Com o intuito de informar os jovens do ensino médio sobre a importância dos estudos e orientá-los no ingresso à faculdade, o grupo de mais de 25 profissionais realiza palestras e dispõe de projetos para mudar o cenário precário da educação nacional. Já são cerca de 10 mil alunos impactados, que hoje têm visibilidade das possíveis escolhas para suas carreiras.
A amostra realizada com mil alunos de 14 escolas do ensino público do município de São Paulo mostrou que 38% pretendem realizar cursos de bases humanas, 28% biológicas e 14% exatas. Além disso, constatou-se que a graduação é a primeira escolha para 40% dos alunos, seguido de 38% que têm enfoque em cursos técnicos. Além disso, os 18% restantes pretendem procurar emprego assim que se formarem no ensino médio. Há dois anos atrás, a instituição realizou a mesma pesquisa e apurou que apenas 27% dos jovens entrevistados pretendiam fazer cursos de graduação – o que mostra um salto nesse número, que é justificado após um ano de trabalho intenso na exposição dos alunos a possibilidades de segmentos em que atuar e, consequentemente, cursos para se graduar. Porém, apesar do salto, a adesão ainda é baixa.
Uma outra pesquisa realizada pelo Centro de Integração Centro-Escola (CIEE) em abril de 2019, 43% dos estudantes afirmaram não receber cursos, treinamentos ou participar de palestras durante o estágio. Essa porcentagem é maior entre estudantes de ensino médio, dos quais 57% apontaram não receber incentivo, frente a 39% do ensino superior.